Os 5 critérios para acertar na escolha de uma nova carreira

Os 5 critérios para acertar na escolha de uma nova carreira

Os 5 critérios para acertar na escolha de uma nova carreira

Os 5 critérios para acertar na escolha de uma nova carreira. Antecipadamente; Antes de mais nada; A princípio; De antemão; Acima de tudo; À primeira vista; Desde já; Primeiramente; Antes de tudo; Sobretudo; Primordialmente; Em primeiro lugar.

Os 5 critérios para acertar na escolha de uma nova carreira

Hoje acordei muito cedo, por volta das 4 horas da manhã, estalei os olhos e perdi o sono. Não sei por quê e faz tempo que parei de ficar me perguntando o porquê das coisas, sabe? Reconheço a importância do motivo e respeito, mas na vida real o que importa mesmo é: o que faço com isso? 

Tinha duas opções: ficar enrolando na cama fazendo nada ou levantar e fazer algo útil com aquela insônia. Optei pela segunda e estou aqui escrevendo este artigo para você. Ao longo de 10 anos de trabalho, identifiquei uma metodologia que funciona para acertar na escola de uma nova vida e carreira. 

Antes de explicar os 5 critérios para acertar na sua nova escolha, quero te dizer que eles só farão sentido se você já sabe o que realmente quer para sua vida, o famoso lifestyle que todo mundo fala hoje em dia. Qual é o seu jeito de viver dos sonhos? Qual seu estilo de vida? O que quer construir para si mesmo?

É importante que você tenha alguns cuidados fundamentais nessa construção, porque a vida que queremos deve ser projetada sempre para daqui 2 anos. Poucas pessoas têm a capacidade de imaginar além disso e não é preciso. Seus objetivos de vida vão mudando e evoluindo a cada etapa que você avança na escada do sucesso.

Por isso, o primeiro exercício deste artigo é que você reflita sobre sua ROTINA de vida ideal. Seus horários, suas atividades principais, os lugares, suas leituras, seus pensamentos, as pessoas com quem gostaria de conviver, TUDO. Faça um desejo de tudo. Depois que passar por isso, aí sim chegou o momento de entender os cinco critérios para escolher uma profissão. 

Primeiro você escolhe a vida que você quer, depois a carreira que cabe nela, lembra?

Então vamos lá, sua nova carreira é composta por cinco critérios. Na fase adulta, temos a opção de criar tudo que queremos, afinal depende do nosso estudo, esforço, mão de obra concretizar nossos próprios desejos. Então, é importante que você descreva minuciosamente como gostaria que cada critério abaixo fosse preenchido na sua própria carreira, independente se faz sentido ou não, se existe alguma carreira que preencha isso ou não: 

  1. Atividades: qual é o tipo de atividade que você mais gostaria de fazer no trabalho?
  2. Objetos e conteúdo: quais são os itens imprescindíveis que você gostaria de usar no trabalho? E que tipo de tema realmente te interessa e te conecta?
  3. Rotina: quantas horas você quer trabalhar por dia? Em que ritmo? Quantas férias por ano? 
  4. Retorno: o que você espera do seu trabalho emocionalmente, socialmente e financeiramente?
  5. Ambiente: como é o ambiente de trabalho que você prefere? De estrutura física a emocional?

Responder essas perguntas te colocará num patamar diferente em relação a percepção de trabalho, vai fazer seu cérebro começar a trabalhar para isso efetivamente acontecer. E, mais ainda, vai minimizar uma série de erros que vejo as pessoas cometendo todos os dias.

Acredite, você é capaz de planejar e construir a vida e a carreira que você quiser. Eu sou prova viva disso e desejo o mesmo para você. 

E aí, vamos agir?

Por Zora Viana
CEO da Universidade Corporativa Atitude Emocional.
@zoraviana

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Ao continuar navegando, você aceita nossa Política de Privacidade.