Medo de mudar de carreira

Um estudo de caso

Vou narrar um caso de um cliente que vamos chamar de Adonis, nome fictício para preservar a identidade do cliente. Ele é bancário, sem graduação concluída, mais de 30 anos de idade, residente no Brasil e me trouxe a seguinte queixa: “não sei o que quero profissional, estou sem plano de carreira definido, ganho bem, mas estou insatisfeito. Não consigo concluir minha faculdade, porque não tenho conexão com ela”.

A carreira é parte muito importante em nossas vidas. Nela aprendemos a ser produtivos, nos fortalecemos socialmente (ou deveríamos) e começamos a ganhar retorno financeiro através do nosso esforço e dedicação. Podemos dizer que a carreira é parte essencial da construção da autoestima e autoconfiança do ser humano, com base em todos os clientes que atendo diariamente.

Quando um cliente me procura por insatisfação na carreira atual, geralmente investigamos todas as áreas da vida para entender outras razões que complementam a insatisfação, porque raramente está exclusivamente na atividade profissional. No caso de Adonis, por trás da queixa profissional também havia uma queixa sobre sua insatisfação consigo mesmo, com a definição de quem ele é e como encontrar prazer em sua rotina diária.

Adonis já era uma pessoa de sucesso, com 30 anos e sem graduação, conquistou um ótimo cargo num banco renomado no Brasil, isso provava uma capacidade de construção muito boa, que precisaria ser aproveitada em seu processo de coaching e de transição. Nosso planejamento foi trabalhar para vencer o medo de fazer mudança por não ter uma faculdade – ele achava isso importantíssimo e que o bloqueava de crescer em outros locais. Identificamos e construímos o seu perfil pessoal, profissional e de competências, fizemos uma perspectiva de futuro para todas as áreas da vida e realizamos exercícios de criação, pesquisa e conexão com carreiras afins com seu perfil.

Adonis superou muitos desafios, identificou que gosta da área bancária, mas com especificidade em investimentos. A partir disso, elaboramos um plano de carreira considerando suas competências e fortalezas, bem como consideramos suas fraquezas e dificuldades. Não há transição de carreira perfeita e sem obstáculos. É preciso dedicação, empenho e força para alcançar todos os objetivos que desejamos na vida.

Aqui o feedback de Adonis: “A evolução foi absurda. É uma coisa simples, mas é muito bom você ver que 5 meses depois que começamos, mesmo eu ainda não tendo concretizado a transição, é muito bom e confortante saber que hoje eu tenho objetivos e metas. Eu sei pra qual direção eu devo ir.  O que eu buscava era um rumo. Isso trouxe mais calma, menos ansiedade, mais paz, tranqüilidade para resolver as coisas e saber esperar o momento certo. Quando eu comecei, eu estava com sentimentos muito à flor da pele, não sabia o que eu queria, mas queria que acontecesse alguma coisa. Hoje estou sendo capaz de suportar um desgaste em prol de um objetivo maior, gira em torno do que eu estou fazendo para que as coisas aconteçam. Minha área profissional foi de uma evolução incrível, mas ainda tem coisas no meu pessoal que precisam ser trabalhadas.

Este final traduz o quanto não existe happy end em processos de desenvolvimento. A terapia ou processo de coaching é o começo para muita percepção, amadurecimento e mudanças gradativas para fazer escolhas mais coerentes com o que realmente desejamos. A mudança que você deseja na sua vida depende de você #fazeracontecer.

Este site utiliza cookies para aprimorar sua experiência. Ao continuar navegando, você aceita nossa Política de Privacidade.